Selecione a página

Quando brilha uma luz

Em meio ao colapso na saúde, surge uma porta aberta – Centro de Atendimento Covid-19 – CAC

Foto: Cesar Pilatti

Presságio pouco animador e rompeu no início deste 2021, uma convulsão de desolação afetou a população do mundo. Em Cascavel um sentimento de angústia e medo tomava conta, como um agouro de um momento ainda
mais difícil. Os meses de fevereiro e março ficaram marcados para Cascavel. Nunca antes os números assustaram tanto. A cada dia surgiam novos casos, os hospitais e postos de saúde estavam colapsando. Mesmo com todo o esforço do prefeito e das equipes de saúde, o sistema não comportava a demanda.

Surgimento do CAC
Dr. Jorge foi procurado pelo empresário Leandro Teófilo Deucher, que lhe contou que havia testado positivo para a Covid-19. Leandro disse que fez um pedido ao médico que lhe atendeu dizendo que gostaria de fazer o tratamento
já na fase inicial da doença, como prevenção. Como lhe foi negado, procurou outro médico que prontamente iniciou um tratamento já na fase primária da doença e o empresário se recuperou rapidamente. Nesse momento Leandro pensou que não gostaria que outras pessoas passassem pelo mesmo dilema. Dr. Jorge solicitou ao presidente da Associação Médica de Cascavel, Dr. Jesus Viegas, uma reunião com os empresários que haviam solicitado ajuda, ao qual foi prontamente atendido. Na sequência Dr. Jorge agendou também com a Associação Comercial Industrial – ACIC, onde se desdobrou em outro encontro com a Associação das Micro e Pequenas
Empresas de Cascavel – AMIC.
Outro fator importante foi a adesão do empresário Jadir Saraiva de Rezende e com ele, quase duas centenas de outros empresários se dispuseram a colaborar para que o colapso da saúde em nossa cidade declinasse. E desse
movimento nasceu o Centro de Atendimento Covid-19 – CAC. Pois nisso tudo um grupo de médicos voluntários resolveu se unir para abrir uma porta a mais para a população e com eles mais dezenas de voluntários, entre farmacêuticos, enfermeiras e tantos outros colaboradores.
Cada paciente era recebido e avaliado, sendo direcionado para o tratamento que melhor se encaixava no seu quadro, para que assim, a doença não evoluísse e não fossem necessários internamentos. O Centro de Atendimento Covid-19 começou a funcionar no dia 5 de março, com atendimento das 8h às 21h, de domingo a domingo. O trabalho foi ganhando força e mostrando resultados positivos.

De acordo com o empresário Jadir Saraiva de Rezende, que cedeu o espaço onde o projeto aconteceu, “no auge do colapso não tinha atendimento, a pessoa chegava no hospital e não tinha vaga e não havia o que os atendentes pudessem fazer, então o CAC era uma porta que se abria para descongestionar o sistema e felizmente tivemos os médicos voluntários, pois sem eles não faríamos nada, só o dinheiro não resolve”.

Empresário Jadir Saraiva de Rezende
Foto: Arquivo pessoal

Foram quatro semanas de trabalho, todos voluntários, sem receber para estar lá. Mas o pagamento veio de uma forma diferente. A voluntária Vitalina Girardi menciona o quanto foi gratificante participar deste projeto, “me senti
realizada em poder doar meu tempo, em observar a organização e os resultados. Recebendo as pessoas que voltavam para agradecer”.
A satisfação também fica evidente nos pacientes, como garante Vilson Luis Soste, “no mundo em que nós vivemos, a desigualdade, a indiferença das pessoas, o que nós precisamos é de seres humanos, que mais pessoas sejam voluntárias e que Deus abençoe esses médicos por sua solidariedade”.

O médico Dr. Jorge Luiz dos Santos, coordenador do CAC, salienta “com essa ação nós conseguimos ajudar, fazer a nossa parte, uma porta a mais aberta, uma opção a mais para comunidade com atendimento médico, avaliação e medicação quando necessário, além de ouvir respeitosamente as preocupações em cada consulta e também oferecer palavras que pudessem amenizar o sofrimento de cada pessoa”.

Dr. Jorge Santos – CRM-PR 6674
Foto: Cesar Pilatti

Outro fator importante foi o apoio das autoridades para que esse trabalho atingisse esses resultados. O atual Secretário de Saúde de Cascavel, Dr. Miroslau Bailak, além de enfatizar a importância dessa abordagem inicial no tratamento da Covid, parabeniza todos os voluntários pela iniciativa, bem como comemora os efeitos, “felizmente nós tivemos uma queda sustentada nos novos casos, e isso sem dúvidas é resultado do trabalho desses voluntários junto com toda nossa equipe das 43 Unidades Básicas de Saúde”, finaliza o secretário.

Dr. Miroslau Bailak – CRM-PR 8452
Foto: Arquivo pessoal

Outro fator importante foi o apoio das autoridades para que esse trabalho atingisse esses resultados. O atual Secretário de Saúde de Cascavel, Dr. Miroslau Bailak, além de enfatizar a importância dessa abordagem inicial no tratamento da Covid, parabeniza todos os voluntários pela iniciativa, bem como comemora os efeitos, “felizmente nós tivemos uma queda sustentada nos novos casos, e isso sem dúvidas é resultado do trabalho desses voluntários junto com toda nossa equipe das 43 Unidades Básicas de Saúde”, finaliza o secretário.

Referência
Além de ajudar no descongestionamento da área da saúde de Cascavel, o CAC se tornou inspiração para outras cidades que buscaram contato com a Associação Médica de Cascavel, para implantar sistemas parecidos em suas respectivas cidades, como é o caso de Toledo.

No momento que os toledenses passavam por uma situação muito parecida com a de Cascavel, o presidente da Associação Médica de Toledo – AMT, Dr. Nilson Fabris comenta, “nós entramos em contato com a Associação Médica de Cascavel na pessoa do Dr.Jesus Viegas e Dr. Jorge Santos, e eles gentilmente nos passaram dados importantes que foram decisivos para que nós tivéssemos sucesso aqui no nosso trabalho”.

Dr. Jesus Viegas – CRM-PR 5279
Foto: Cessar Pilatti

Um dos médicos que junto com o Dr. Jorge Santos e Dr. Miroslau Bailak, sempre defendeu essa abordagem inicial no tratamento da Covid, é o Dr. Lisias Tomé que comenta, “esse trabalho foi de fundamental importância, porque nós vemos o número de pessoas infectadas diminuindo, então junto com outras ações da prefeitura, eu tenho certeza que isso contribuiu de maneira importantíssima para redução da infecção pelo coronavírus”, finaliza o médico.

Dr. Lisias Tomé – CRM-PR 11878
Foto: Arquivo pessoal

No último dia de atendimento no CAC, era possível sentir a comoção dos voluntários. Um clima nostálgico por deixar aquele lugar, mas acompanhado da alegria do senso de dever cumprido. O presidente da AMC, Dr. Jesus Viegas relata, “há um sentimento de gratidão por ter ajudado em um momento tão difícil que enfrentamos, sei que existem pensamentos dissonantes, mas o mais importante é sentir que valeu a pena abrir os braços para um acolhimento em um momento em que a cidade passava por um colapso por conta da pandemia” finaliza.

Fotos: Cesar Pilatti

Entrega de certificados
Para marcar o término desse ciclo, na sede da Associação Médica de Cascavel, os voluntários foram convidados a compartilhar de um momento de confraternização onde puderam reencontrar os colegas de trabalho, num
sentimento de gratidão e descontração.
Na ocasião, nem todos os voluntários puderam estar presentes. Após um café da manhã, deu se a entrega dos certificados aos que trabalharam. Durante a cerimônia, o presidente da Associação Médica de Cascavel – AMC, Dr. Jesus relatou, “vencemos uma batalha, a guerra não está vencida, o vírus não está cansado, temos que nos proteger ainda. Se estamos carregando um peso é porque temos condições de carregar e de dividir a carga com nosso irmão. Sempre com esperança de tudo que iremos conseguir”.
No momento em que Dr. Jorge agradeceu Jadir Saraiva de Rezende por ceder o espaço onde funcionou por 4 semanas o CAC, bem como estendendo esse agradecimento a todos os demais empresários, Jadir completou, “o ato de ajudar a salvar vidas foi fantástico, somos todos homens e mulheres de verdade”.
O médico Dr. Ovidio Cristiano Rohde dividiu com os voluntários presentes, a satisfação em ver os resultados do projeto, “Cascavel foi exemplo para o Brasil, temos que nos orgulhar. Fizemos a diferença em um momento difícil para o país. O poder público se juntou com os médicos. Parabenizo a todos que ajudaram. Deixo meu abraço a todos você, vocês fizeram a diferença”.
Finalizando os relatos, o médico e coordenador do CAC, Dr. Jorge Santos comenta, “foi um momento muito importante e muito lindo da nossa parte. Devemos nos orgulhar de todo trabalhado realizado, do bem que fizemos”.


Moção de agradecimentos
Em todos os momentos da vida existe a hora de tomarmos decisões onde pedimos a iluminação de uma luz superior e que ao final de tudo, possamos olhar para trás e dizer, obrigado Deus. Segue abaixo os nomes de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, atendentes, colaboradores de maneira geral, todos voluntários pela mesma causa. Sem jamais esquecer os empresários que de maneira altruísta colaboraram para este momento em que tivemos os canais de saúde colapsados em nossa cidade, assim como em tantas partes do mundo.
Mas que graças a Deus com a ajuda de todos os voluntários que seguem na nominata abaixo, doaram-se de maneira singela e caridosa para contribuir com a população de nossa cidade e assim ajudar todo o sistema público
de saúde, que trabalhava em turno dobrado para que os acessos a saúde voltassem à beira da normalidade.

Fotos: Cesar Pilatti

Médicos voluntários
Dra. Ana Paula Intra Matsumoto
Dra. Anelyse Bozzo dos Santos Boaretto
Dra. Anna Paula Semêniuk
Dr. Antônio Manoel Souza
Dr. Diogo Cunha Lacerda
Dr. Hevertton L. B. S. Santos
Dra. Hilda Raquel de Camargo
Dr. Jadir de Mattos

Dr. Jorge Luiz dos Santos
Dr. José de Jesus Lopes Viegas
Dr. Leandro Pessi
Dr. Luiz Claudio dos Santos
Dr. Márcio Eduardo Ouriques Couto
Dr. Ovidio Cristiano Rohde
Dr. Peterson S. De Assis
Dr. Ricardo Lago
Dr. Roberto Machado

Enfermeiros voluntários
Ângela Maria Aparecida S. Martins

Joane Aura Cechet Covatti

Tânia Aparecida Varali Krebs

Farmacêuticos voluntários
David Santos Kazmierczak Júnior
Deborah Zornitta Gaspar
Elizete Nunes
Fábio dos Santos
Graciela Almeida Gaspar

Lussandra de Campos Gasperin
Michely Cominetti
Neide Coutinho Damasceno Campestrini
Patricia Urquidi
Washington L. Langanke Gaspar

Atendentes e colaboradores voluntários
Ademir da Silva Pereira
Adinéia Lacerda
Climerio R do Nascimento
Cristiane Dalenogar
Delma Abatti
Disleide Ferreira Dallaqua Ferrari
Edilvar Varali
Eliana Noremberg Wendt
Elias Rubel
Elisabete Nunes Hermes
Elizabeth Martins
Erineide Marta Brognoli de Matos
Evilasio Schmitz
Francisco Humberto Minglim
Geisiele Pereira
Gema Inês Biavati
Irene de Abreu Lima
Jean Paulo Facin
Jenane Topanotti
João Paulo Hisatugo
Joceane Cechella
Jucilaine Hendler Scheffer
Leandro Teophilo Deucher
Leonardo Toledo Cruz
Lia Soares dos Anjos
Liane Bozzo Silva dos Santos
Lilian Pereira Ferraz

Lucas Galdino
Lucia Bartnik
Luciana Bessa de Luiz
Margaret Yoshiko Yamasaki
Maria Aparecida de Souza Moreira
Mario Joai Padilha
Maura Lucy Possobon
Meire Cristiane Ferreira da Cunha
Monica Pasa
Neiva Aparecida Teles
Neiva Krone
Renato Cesar Pompeu
Rhieverson Luiz da Silva Santos
Rodrigo Pasa
Rose Teixeira
Roslene Bruning
Roze Mari Miranda
Rubens Camargo
Tânia Raizel
Therezinha Dina Azevedo Luquez
Vitalina Maria Girardi
Weberton Toshiaki Yamasaki

Empresários voluntários
Adelmo Kaschak
Adir / Palotina Esportes
Adriano Miotto
Aladim Avila / Grupo BIG 1,99
Alexandre e Fábio / Gulgielmin uniformes
Alexandre Mariotto e Família
Alvaro De Conto / Nobre Embalagens
Amauri e Andre Rizzo
Andrey / Automarcas
Antonio Lorenzeti
Ari Cassol / Imobiliaria Kassol
Associação de Família de Cascavel (AFCR)
Beal Festval
Bigolin Materiais de Construção
Bresolin Ltda
Carlitos / Kgepel
Carlos Alves / Grupo Total Utilidades
Carlos Antonio Popiolek
Carol e Rafael Romero
Ceonc Cascavel
Cezar / BellaCasa empreendimentos
Claudinei (D’Angelis / Anjos Colchoes)
Cleber do Carmo/CRC Silagens
Cleber Pozzebom / Representantes das indústrias farmaceuticas
Clovis Bastian
Clube da Quarta
Clube de Rallye de Cascavel
Confiagro
Construtora Andreis / Valter Andreis

Dalberti / Grupo Corsul/ Vilmar Alberti
Daniel Pegoraro / Irani supermercados
Deoclides Zini / Pra Frente Brasil
Dimorvan/ Flabom Textil
Dino Zardo
Divo Zago / Ricardo Zago / Grupo DZ
Dom Medical Center
Dr. Augusto
Dr. Socrates
Edenilson / Atacado Boniatti
Ederson Muffato
Edinho Milanezi / Expoconstruindo
Eduardo (passarinho) Rafa / Agência Amexcom
Eduardo / construtora Krum
Eduardo / Ghelere transportes
Eduardo Bonamigo
Eduardo e Nathalia Assertt Assessoria
Evandro / Unicred Cascavel
Executive Moda Masculina
Fabio Alberti / Safra Soluções Imobiliárias
Fabio Padovani / Fontana Oro
Fábio Perin / Concessionárias FANCAR
Família Loeff/ Defensul
Família Varisco
Farmácia Medicinal
Fazenda Lupatini
Fernanda e Gustavo Biagi
Francisco / Moinho Tradição
Fred Kaefer
Gama Meneghel e Maria Cecília Meneghel
Germano Zeni
Gerson / Fungeo

Gilberto e Tiago / Geriba
Gilmar / Associação dos Representantes Comerciais
Glauber Giacobo
Grupo De amigos Res Treviso (Mauricio Berto)
Grupo T2D (Valdinei, Jorge e Gilberto)
Grupo Triunfante
Gustavo Romero
Henrique Stringari / Estrada Distribuidora
Igor Ferlin
Iguaçu Seguros
Ilumisol / Daniel
Imobiliária HS Maloy
Indianara Padovani Horta
Instituto Eliberto Stein
Instituto São João
IPCC – Igreja Presbiteriana Central de Cascavel
Iracema Formigheri
ISP
Ivo Roncaglio
Jadir (Saraiva de Rezende)
Jaime/Jader – Iguaçu Poços Artesianos
Jairo Frare / Gota D’Agua Lavanderia hospitalar
Jaques/ Climsystem furgões e equipamentos
Jeferson / Controlsul
Joao Biasio/Artpedra
João Broch/Rosely
Joao de Almeida
João Maurício / imobiliária Investindo Cascavel
Joenil Damásio / Joia do Lar
Jonatan/Construtora JL
Jorge Menegatti (Gatti Supermercados)
José Duarte e Junior Amaral/ SIPA Agricultura
de Precisão
José Luciano Broch / Super Blocos
Jucilaine / Frutana
Junior Melhorança/ suco Prats
Jurandir Parzianello
Kassio Sedeed / TruckPag
Laticínio Santa Helena
Loja Maçônica Acácia Do Oeste II
Lucas Boger / Motion Elevadores
Lucimar / Super Puppo
Lucio / Laticínio Santa Lúcia
Lucio/ Oligo Basics
Luis Carlos Arcelor Mittal
Luiz Carlos Lupatini/Desinfecta Trat. Resíduos Ltda

Confira o Documentário

Marcelo / Construtora Conceito
Márcio Pina / Brassunny solar
Marco Antonio Barzotto
Marco Antônio Romanini
Marcos / Concresuper
Marcos Giombelli / MA Máquinas
Marcos Meneghel Jr
Marcos Teixeira / Kia Carelli
Marcos Urio / Grupo Open
Marcos Vinicius / Grupo MVS
Marcos Xavier / Imobiliária MM’S
Marina/ Wypych Broetto Advogados
Matheus Sobocinski/ Funcional Consultoria
Mauro / Agricola Andreis
Mauro Andreis e Carlos Baratter
Maycon Salvatti
Milton Fornari e Luiz Marcos Fornari
Natuani (Schneider e Costa)
Nelsinho Padovani
Neudi Alceu Magrin / Grupo Magrin
Nilvo Muraro / BonusCred
Omar Scanagatta / Camagril
Paludo – Pluma Agricola
Paulo Goes / Gmad
Paulo Henrique / Allmayer supermercados
Paulo Meinerz (Saraiva de Rezende)
Paulo Orso / Sindicato Rural
Pedrinho Muffato / Muffatão
Plantar
Prado Power Chips
Protecno
Regina / IMOBILIÁRIA TRIVELATTO
Renato Zancanaro
Roberto / Confraria do Vinho
Roberto / Construtora Viver Bem
Roberto Kaefer / Globoaves
Roberto Pelizetti / Paranapetro
Rodolfo de Camargo Pinto / Fazenda Gralha
Azul
Rodrigo Bevilacqua (Dimebras)
Rodrigo Sonda / Dipelnet
Samir/Certezza Consultoria
Sandro Bacarin/Embalagens Bacarin
Sciarra/Danielle Weirich (Imobilária Porto Seguro)
Sergio Albiero / V. Albiero
Sergio Casarotto / Wust & Casarotto
Sergio e Suzana Kasprezak
Sicoob / primeira alçada da agência)
Sidney Lupatini / Embalagem Lupatini
Sobrinho / Dimenal
Stein Telecom
Super Maria luiza/ Valfrido Müller
Thiago Rodrigues, Imobiliária Chave Ouro
Tiago e Etelvino Cavalli
Valdecir / Rodomoura
Vera Fritz (Vera Fritz Imobiliária)
Vilmar Szigel / Center Investimentos XP
Wanda Riedi / I.Riedi
Wanda Riedi / pessoal

EDIÇÃO ANTERIOR