Selecione a página

ENTREVISTA COM DR. ANDRÉ KAMCHEN

ENTREVISTA COM DR. ANDRÉ KAMCHEN

Fim de ano chegando, época de festas, vale também lembrar as comemorações da entrada do novo ano. Com ênfase as festividades e as agitações, há que se tomar cuidados para que a alegria continue, portanto, um breve bate papo com o médico socorrista e cirurgião Dr. André Kamchen sobre cuidados e recomendações.

Dr. André que recomendações o senhor dá para as pessoas que pretendem viajar esse fim de ano?

Em primeiro lugar respeito ao trânsito. É uma época em que temos aumento dos índices de acidente, portanto, muito cuidado nas estradas, não exceder a velocidade e estar sempre atentos a direção. A segunda recomendação diz respeito as festividades e férias, quem for ao litoral deve tomar muito cuidado com a exposição excessiva ao sol, uso de protetor solar, e cuidar com as crianças,  pois nessa época sempre aumentam os casos de afogamento, tanto nas praias quanto nas piscinas.

Alguma recomendação nas questões alimentares?

Nessa época do ano é muito importante ingerir bastante líquido, seja água, chá, suco ou isotônico, pois é uma época de calor intenso que favorece a desidratação, por isso ingerir bastante líquido. Quanto a alimentação saudável, devemos ter esse hábito o ano todo, é sempre bom ter à mesa também frutas e verduras.

Dr. André, pessoas que tomam medicamentos de forma contínua ou permanente, teria alguma orientação específica para elas?

É importante ficar atento e manter suas receitas atualizadas, uma vez que as pessoas podem viajar para outras cidades, como acontece no final do ano, e perder o contato com seu médico, ficando sem seus medicamentos de uso contínuo. Portanto, adiante a renovação de suas receitas para que seu tratamento não seja interrompido e suas férias sejam curtidas com seus familiares sem transtornos.

Finalmente Dr. André, em relação a Covid-19 e ondas subsequentes, alguma recomendação especial?

Recomendo cuidado redobrado, a Covid ainda está aí. O número de casos aumentou novamente no Brasil inteiro e com as festividades de final de ano se não tomarmos cuidado aumentará exponencialmente. É um período em que as pessoas vão visitar seus familiares, pais e avós, então o cuidado tem que ser ostensivo senão poderemos levar a Covid até eles, e não queremos que ninguém seja surpreendido com a doença e eventualmente ter algum desfecho desfavorável. Por isso, volto a enfatizar que o cuidado deve ser redobrado. Usar   máscara, álcool em gel, evitar contato físico com as pessoas, enfim, tomar todos os cuidados que já tomamos há alguns meses. Desejo um ótimo e abençoado Natal e Próspero Ano Novo a todos.

Foto: Cesar Pilatti

Dr. André Kamchen

EDIÇÃO ANTERIOR