Selecione a página

Testes Covid-19 exclusivos aos profissionais da saúde são feitos em apensa 24 horas por laboratório de Cascavel

O laboratório Biovel destinou a unidade da Rua Eng. Rebouças com Rua Mato Grosso nº 2752, exclusivamente para atender aos médicos e todos os profis- sionais da saúde de Cascavel e região. A Associação Médica de Cascavel (AMC) foi procurada pela direção do laboratório e a entidade entendeu perti- nente a forma com que o laboratório irá atuar nas coletas, tanto para a classe médica quanto para a população em geral.

Para o diretor administrativo da Associação Médica de Cascavel, o médico Dr. Jorge Luiz dos Santos, salienta que ao ser procurado pelo Laboratório Biovel, achou a ideia muito boa em abrir um ponto de captação centrado para os médicos, bem como a todos os profissionais da saúde em geral.

Ilustração: FreePik

“Os médicos são fundamentais no processo de enfrentamento da pandemia, estão na linha de frente e este exame rápido é muito importante, tanto para segurança de nós médicos como da sociedade como um todo. Por isso do apoio da AMC neste momento”, explica Dr. Jorge.

O médico cardiologista e membro do conselho fiscal da AMC, Dr. Márcio Couto, afirma que o exame do Covid-19 é fundamental para separar os médicos que eventualmente estejam com o vírus do atendimento aos pacientes. E saber faz toda a diferença. “Para a população em geral também se faz impor- tante realizar o exame”, comenta ele. “Pois assim que passarem pelo vírus e criarem anticorpos podem voltar à vida social. Outro ponto são as pessoas com patologia crônica, como por exemplo: Asma, diabete e hipertensão, porque não estão se tratando com medo de sair de casa e ao saberem que já passaram pelo vírus, podem seguir sem medo. Portanto, quanto mais rápido souber melhor”, acrescenta Dr. Márcio.

O bioquímico e responsável técnico do Laboratório Biovel, Marco Antonio Largura, disse que a ideia de procurar a Associação Médica se deu pelo fato de que os médicos estão na linha de frente para contra a Covid-19, daí a importância do exame imediatos a todos os médicos e profissionais da saúde de cascavel e região. “Nós oferecemos também não só a pesquisa do vírus, mas do anticorpo, como a imunoglobulina G, isto faz com que o profissional da saúde saiba o que está acontecendo com o paciente”, explica Marco An- tonio. “A parceria com a AMC, nos chancela a desenvolver o trabalho com todo empenho, pois é bom saber que estamos colaborando no enfrentamento desta doença. Também nossos colaboradores são testados para uma maior segurança, não só nessa unidade, mas em todas as outras. Outro ponto im- portante que queremos frisar novamente é que o laboratório oferece além da pesquisa do vírus também o passaporte imunológico, que permite saber se a pessoa tem ou não o iG positivo”, destaca o responsável técnico do Biovel, Marco Antonio Largura.

Marco comenta que além da unidade destinada aos profissionais da saúde há ainda o serviço de coleta domiciliar, destinado a toda a população que queira fazer o exame sem sair de casa. “Na unidade da Carlos Gomes (nº 3591), teremos uma espécie de Drive Thru, semelhante ao que a prefeitura vem realizando com as vacinas. Queremos prestar todo apoio a nossa cidade e região no sentido de minimizar prejuízos causados pela pandemia”, finaliza o bioquímico.

Foto: Cesar Pilatti

Dr. Jorge Santos ao lado do responsável técnico pelo Biovel, Marco Antonio, com a companhia do Dr. Márcio Couto, em frente ao centro de testes Covid-19

EDIÇÃO ANTERIOR (PDF)