Dentro do calendário comemorativo, a entidade promoveu semana de palestras na área médica.

Dra. Carla Couto que veio para a última noite do Encontro Científico da AMC
A ilustre presença da Dra. Carla Couto, que encerrou as atividades do Encontro Científico da AMC com o lançamento do Slow Medicine para o sul do Brasil

A semana entre os dias 14 a 18 de outubro trouxe grandes novidades para os profissionais e acadêmicos da área médica de Cascavel e região (confira o vídeo). Com palestras e convidados de expressão nacional e internacional, o evento científico ocorreu no auditório do CRM, anexo à Associação Médica de Cascavel (AMC).

Em sua fala de abertura, o médico Dr. Jorge Luiz dos Santos, fez questão de frisar que uma entidade somente é forte unida e que o evento científico decorrente das comemorações do cinquentenário da AMC, promovendo uma unidade de esforços que traz grandes resultados, senão agora, o futuro mostrará. “Somos nós que deixamos o futuro pavimentado para as futuras gerações”, destaca o presidente da entidade.  

Confira todas as noites da semana do Encontro Científico da AMC.

14/10/19

Primeira noite do encontro científico da AMC
Primeira noite do Encontro Científico da AMC

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Associação Médica Paranaense, Dr. Nerlan Carvalho. Em seguida, Dr. Nerlan palestrou sobre a importância do Sinam (Sistema Nacional de Atendimento Médico) para o corpo clínico de uma cidade. Dr. Nerlan destaca que o Sinam é um tripé formado pelos médicos, pela comunidade em que eles atuam e pela associação a que fazem parte (associações médicas). O Sinam tem um imprimatur com muita seriedade, pois foi criado pela própria Associação Médica Paranaense, o que é benéfico a todas as partes.

15/10/19

Segunda noite do encontro científico da AMC
Segunda noite do Encontro Científico da AMC

Tivemos a palestra sobre “Comunicação eficiente: diálogo assertivo entre médico, paciente e familiares”, que foi proferida pela mestre em literatura comparada pela Unioeste, Sheila Sabino. Após a palestra, tivemos um Coffe Break no salão de festas da Associação Médica de Cascavel. Na sequência ao coffe break, Dr. Márcio Couto, cardiologista e vice-presidente da Associação Médica de Cascavel, fez o relançamento do livro “Vitamina D – a vitamina do Sol”.

16/10/19

Foi a vez do júri simulado do CRM, tendo inclusive a participação do presidente do CRM, Dr. Roberto Issamu Yoshida. Em seguida houve o Coffe Break, para então iniciar a palestra “Responsabilidade criminal do médico”, com a Dra. Louise Mattar Assad.

17/10/19

Primeira palestra da noite foi sobre a “Medicina do futuro – novas tendências”, com o publicitário e consultor, Felipe Aquino. Na sequência Coffe break. A seguir foi a vez do médico Dr. Jack Szymanski presidente internacional do ITMA (Associação Internacional de Medicina do Tráfego).

18/10/19

Dra. Carla Couto da Slow Medicine Brasil na quinta e última noite do Encontro Científico da AMC
Dra. Carla Couto, membro da Slow Medicine Brasil

O encerramento do Encontro Científico da AMC, foi com a palestra da médica Dra. Carla Couto, membro do Slow Medicine Brasil. Ela falou sobre a “medicina lenta” em bom português, que vem ganhando adeptos no mundo todo.