Selecione a página

Raios X: uma grande descoberta científica

USO CONSCIENTE DESSA FERRAMENTA PARA O BEM-ESTAR HUMANO, COM SEUS BENEFÍCIOS E RESPONSABILIDADES

Ilustração: FreePik

Poucas descobertas poderão distinguir-se na história da ciência com tão grandes repercussões na evolução do conhecimento científico e com tamanha contribuição para o bem-estar da humanidade, como a descoberta dos Raios X pelo físico alemão Wilhelm Röntgen, em novembro de 1895.

Particularmente, na história da Medicina, esta descoberta representa um marco duradouro que deixa para trás períodos de dúvida no campo diagnóstico, abrindo caminho para novos métodos e consolidando a Radiologia como uma das especialidades médicas com maior evolução.

Atualmente é estimado que entre 3 e 5% da população brasileira realize mensalmente exames radiológicos sendo que, nos últimos anos, houve um aumento de aproximadamente 70% no volume destes exames, observando-se ainda uma predominância da população pediátrica, que é justamente a mais suscetível aos efeitos da radiação ionizante, emitida pelos exames de Raios X e Tomografias.

Para efeito de comparação, um exame de Raios X de Tórax, por exemplo, equivale a 2,4 dias de radiação natural, aquela proveniente da exposição ao sol.

A comunidade médica atual, preocupada com o crescimento no número de exames, está em campanha a favor do uso racional de exames radiológicos, a fim de evitar o uso indiscriminado destes métodos.

Nós, do Centro de Imagem Dr. Leonel Ferreira, defendemos esta causa e apoiamos um uso responsável da radiação ionizante, tendo como objetivo alinhar todos os benefícios do diagnóstico por imagem com a responsabilidade e compromisso que temos com a saúde de nossos clientes e amigos.

Há 30 anos em Cascavel, temos orgulho em poder continuar afirmando que sua confiança é nossa melhor imagem!

EDIÇÃO ANTERIOR

Posts recentes